Segunda, 07 de Julho de 2025
11°C 18°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Estados Unidos bombardeiam três instalações nucleares no Irã

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou este sábado (21) que as forças armadas dos Estados Unidos atacaram três centros nucleares no Irã, incluindo Fordo, juntando-se diretamente ao esforço de Israel para decapitar o programa nuclear do país.

Redação
Por: Redação
22/06/2025 às 16h28
Estados Unidos bombardeiam três instalações nucleares no Irã

"Concluímos com sucesso nosso ataque às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordo, Natanz e Esfahan", declarou Trump em uma publicação nas redes sociais.

Continua após a publicidade
 

"Todos os aviões já deixaram o espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de BOMBAS foi lançada no principal alvo, Fordo. Todas as aeronaves estão a caminho de casa em segurança", acrescentou.

O Irã prometeu retaliar qualquer ataque dos Estados Unidos, caso o país decidisse se juntar às ofensivas israelenses.

Continua após a publicidade

A decisão de envolver diretamente os EUA acontece no nono dia de ataques de Israel ao Irã, em uma tentativa de desmantelar sistematicamente as defesas aéreas e as capacidades ofensivas de mísseis iranianos, além de danificar diversas instalações de enriquecimento nuclear.

Autoridades americanas e israelenses afirmaram que os bombardeiros "stealth" norte-americanos B-2, equipados com uma bomba de mais de 10 toneladas — que apenas essas aeronaves são capazes de transportar —, representavam a melhor chance de destruir locais altamente fortificados relacionados ao programa nuclear iraniano. Esses locais estão enterrados no subsolo, como é o caso da usina nuclear de Fordo, localizada a menos de 100 quilômetros ao sul de Teerã, onde acredita-se que esteja ocorrendo o enriquecimento de urânio acima dos 60%.

Trump chegou à presidência prometendo manter os Estados Unidos fora de conflitos estrangeiros caros, e costumava zombar da política intervencionista adotada pelos dois presidentes democratas anteriores, Barack Obama e Joe Biden.

 

Partilhe a notícia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários